30 ANOS DEPOIS DAQUELE JOGO

( Brasil 1 X 7 Alemanha)

Eu tinha apenas 6 anos de idade mas me lembro daquele dia como se fosse hoje. Era a primeira vez que eu entrava num estádio de futebol justamente para ver a seleção brasileira. O jogo era contra a Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Na entrada do Mineirão eu perguntei ao meu pai o porquê daqueles gringos serem tão grandes e fortes, enquanto tirávamos fotos com eles em clima amistoso. Meu pai me disse que nós tínhamos o Hulk e que eu não deveria me preocupar. Confiei nele como sempre.

Já dentro do estádio lotado o verde e amarelo tomava conta de tudo, parecia um mar de pessoas. Eu não entendia direito o motivo de tanta gente pintar o rosto e usar aqueles óculos estranhos, sem contar os apetrechos que colocavam na cabeça. Era uma festa e eu estava me divertindo à beça! Eu sabia da ausência por contusão do nosso maior craque na época, o Neymar. Mas todos falavam que isso seria uma motivação a mais para que nossos jogadores dessem o máximo de si em campo. Na hora do hino nacional a torcida brasileira novamente quebrou o protocolo da Fifa e cantou o resto à capela. Acho que aquela foi a primeira vez que me arrepiei de verdade. Eu nunca havia visto e ouvido algo tão maravilhoso!

Quando a bola rolou... Bem, a história já conta o que aconteceu. O Brasil perdeu de 7 a 1 para os alemães. A nossa seleção foi vaiada, eles aplaudidos e ninguém comemorou o único gol que Brasil fez, já no final. Durante o jogo todo o meu pai estava estranho, agitado e com os olhos estatelados. Parecia não acreditar no que estava acontecendo, mas tentava me distrair comprando tudo que eu gostava e que ele não permitia. Até duas barras de chocolate eu ganhei. Essa parte foi legal!

Quando tudo terminou eu percebi que muita gente chorava, inclusive meu pai que estava com a voz engasgada e os olhos lacrimejados. A bandeira antes nas suas costas agora servia de lenço para enxugar suas lágrimas. E essa foi a primeira e única vez na minha vida que eu vi o meu pai chorando. Eu também fiquei triste, mas por um motivo qualquer eu não consegui chorar pra valer.  Talvez fosse o chocolate. Eu apenas esfreguei os olhos e pensei: Eu nunca mais vou me esquecer desse dia.

E eu estava certo!

                                                                                                               No Facebook

3 comentários:

  1. Fantástico! E infelizmente, real!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... eu não estava lá, mas chorei, como todo brasileiro chorou...
    Aquilo foi inacreditável!
    Bjs
    Ana Claudia Pedro

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário. Se não tiver um login válido e comentar como Anônimo, favor colocar o seu nome no final para que o autor saiba quem é!